A primeira joia com uma nova gema brasileira
| ||
Joia br - 12 de maio de 2016 | ||
Da redação - Encontrada no Rio Grande do Sul, uma nova gema é o destaque do colar Pingo do Orvalho, criação do designer gaúcho Celso Dornelles. É a metratonita, que vem acompanhada na peça por ouro e safiras brancas.
Autor da primeira joia com a novidade brasileira, Dornelles conta que a gema desperta encantamento pela cor esverdeada, marcada pela variedade de tons fortes e delicados, formando sugestivos desenhos.
Celso Dornelles, que já teve suas joias expostas no Museu do Louvre em Paris e na Expo'98 de Lisboa, privilegia o uso das gemas brasileiras em suas criações e, principalmente, as pedras preciosas do Rio Grande do Sul. Ele foi procurado por Eduardo Loureiro, proprietário da jazida, que lhe apresentou a pedra bruta, ainda desconhecida. Dornelles, por sua vez, indicou o experiente geólogo Pércio de Morais Branco para fazer a identificação do material.
Segundo informa Pércio através de postagem em seu blog pessoal (*), Loureiro o procurou em julho de 2014 e lhe mostrou o mineral. O geólogo explicou que, apesar de semelhante à siserafinita (variedade de clinocloro), na realidade era uma nova gema brasileira. Eduardo resolveu então nomeá-la Metratonita, por apresentar desenhos de asas e em alusão a Metraton, considerado Anjo Supremo, o Príncipe dos Serafins.
-------------
Celso Dornelles é joalheiro e designer, com formação na Itália, no Instituto Poligráfico Zecca dello Stato. Em Roma, manteve um atelier por 24 anos, criando joias, ministrando cursos e executando restauro de peças antigas de joalheria. Voltou a Porto Alegre em 1995, onde fundou e coordena o Núcleo de Design de Joias da Apdesign / RS. Foi vice-presidente da Associação dos Profissionais em Design/RS e membro do Programa Gaúcho de Design/RS. Além de criar joias exclusivas, também é professor no Curso de Extensão Design de Jóias da Feevale. www.facebook.com/dornellesdesignerjoias |
Um local para encontro de ideias de hoje e de ontem sobre cristais e outras pedras, lapidação, joalheria, garimpo e artesanato.
quinta-feira, 16 de junho de 2016
Metratonita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.