sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Contrabando de diamantes

Contrabando de diamantes.
Como funciona o esquema:
Um cartel montado por grandes negociantes controla com a seguinte estrutura a cotação da pedra:
1 - As pedras brutas de diamantes de pouco valor são negociadas em lotes, e as raras, por unidade.
2 - Há a figura do comprador, que tem diferentes designações dependendo da região de garimpo: capangueiro, em Minas Gerais, picareta, em Rondônia, e corretor, no Paraná. Seu principal requisito é ter "olho bom", ou seja, saber avaliar uma pedra. Ele é ligado a um comprador regional, por sua vez vinculado a um dos cinco integrantes do cartel, conectados aos grandes compradores do Exterior.
3 - Sempre que um garimpeiro descobre uma pedra rara, procura o capangueiro. Fechado o negócio, as duas partes lacram o diamante - enrolando-o em um papel preso com fita adesiva. O capangueiro dá uma quantia em dinheiro como sinal e ganha 72 horas para pagar o restante. Se não o fizer, perde a quantia dada com sinal.
4 - Se a pedra for rara e valiosa e não houver acerto entre o capangueiro e o garimpeiro, o diamante é "queimado" pelo cartel, em uma operação simples: os compradores combinam entre si um preço, geralmente abaixo daquele oferecido inicialmente pelo capangueiro, espalham a notícia de que o garimpeiro rompeu um diamante lacrado. Com isso, atiram sobre o vendedor a desconfiança. Como se trata de um negócio em que a palavra é o único documento, encurralam o garimpeiro e acabam comprado a mercadoria pelo preço que estipularam.
5 - A moeda usada na compra do diamante é o dólar. Não são aceitas ordens de pagamento nem quaisquer outros títulos que não sejam dinheiro. Concretizada a transação, um homem conhecido como "contador" entrega os dólares e pega a pedra lacrada.
6 - O comprador internacional é o que mais lucra no negócio. Veja no gráfico quanto cada personagem da cadeia produtiva abocanhou do preço que uma pedra rara alcançou depois de lapidada:
- Garimpeiro: 5%
- Capangueiro: 3%
- Comprador regional: 12%
- Membro do cartel: 20%

- Comprador internacional: 60%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.